EM DESTAQUE

Censo populacional de 2013 em Angola deverá registar 21 milhões de pessoas

Censo populacional de 2013 em Angola deverá registar 21 milhões de pessoas

2012-02-16 in AngolaHub

Luanda, Angola, 16 Fev - O Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) de Angola, cuja recolha de dados vai decorrer de Julho a Agosto de 2013, deverá registar cerca de 21 milhões de pessoas, disse quarta-feira em Luanda o director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Camilo Ceita, igualmente coordenador-geral do Gabinete Central do Censo, disse que na preparação do programa do próximo RGPH e na elaboração do projecto de cartografia associado, o Instituto Nacional de Estatística tem contado com a assistência internacional financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e o Banco Mundial.

Referiu que, além da estrutura central e provincial do INE, a preparação do Censo 2013 envolverá parcerias com instituições públicas a nível central e local, tanto para a actualização cartográfica como para o apoio logístico à operação, passando pela identificação de pessoas para a supervisão e gestão local.

Quanto à actualização da cartografia censitária do país, o director-geral do INE esclareceu que vai ser feita tendo em conta a nova divisão administrativa da capital do país, que inclui os municípios de Luanda, Cacuaco, Cazenga, Viana, Belas, Icolo e Bengo, bem como Kissama.

Camilo Ceita destacou o facto de o governo de Angola ser dos poucos em África que assumiu a 100% as despesas de realização do censo mas referiu a ajuda internacional que o INE está a receber, nomeadamente de assistência técnica que passa pela gestão do programa, pela cartografia, manuais, censo piloto e processamento de dados.

Fonte: AngolaHub