EM DESTAQUE

Angola adopta taxa de juro de referência em Outubro

Angola adopta taxa de juro de referência em Outubro

2011-10-01 in OJE/Lusa

O banco central angolano vai introduzir em Outubro uma taxa de juro de referência, que irá orientar a política monetária angolana com efeitos directos sobre a concessão de crédito à habitação, noticia hoje o Jornal de Angola.
 
Segundo o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Massano, citado pelo jornal, a taxa LUIBOR (Luanda Interbank Offered Rate) - que resulta da média das taxas de juro cobradas pelos bancos comerciais nas operações entre si - irá contribuir para baixar as taxas de juro cobradas pelos empréstimos e estimular a subida das que remuneram os depósitos.
 
A concessão de crédito à habitação para compra de casas no âmbito do programa habitacional do governo passará também a ter como referência a referida taxa.
 
A expectativa é, de acordo com o governador do BNA, que esta taxa se situe entre a taxa de juro cobrada pelo Banco Nacional de Angola nos empréstimos às instituições financeiras e a oferecida pelos depósitos.
 
"Todos os meses, o Comité de Política Monetária vai reunir-se para analisar o comportamento da economia em determinado período, para se poder avaliar a necessidade, ou não, de ajustar a taxa de juros básica", explicou José Massano.

Fonte: OJE/Lusa